Zonas de Treinamento

Caros atletas, não preciso dizer que o controle de intensidade nos treinos é algo importante. Por outro lado, medir isso não é algo fácil, pois além do desgaste físico temos um desgaste mental com os treinos. Algo que nos ajuda é utilizar zonas de treinamento. Nessas tabelas econtamos não só a frequência cardíaca, ou potência alvo, com a percepção de esfgorço e algumas sensações para ajudar atletas que ainda estão no início do treinamento.

Zonas de treinamento
Figura 1: Onde encontrar a zonas de treinamento no Training Peaks

Primeiramente, sempre trabalhamos com uma FC, potência de saída ou percepção de esforço alvo, muitas vezes associando um dado com o outro a fim de ter dados subjetivos junto com os dados objetivos, portato misturar os dados de esforço físico com esforço mental. Para facilitar essas indicações vamos iniciar o trabalho com as ZONAS DE TREINAMENTO que vão associar os dados de FC e/ou Potência, com a percepção de esforço. Pesquisamos a forma de montar as zonas de treinamento baseadas em 7 zonas, que são:

Zonas de treinamento FC:

Na figura 2 baixo a tebale com as zonas baseradas na FC

Zonas Treinamento Freência Cardíaca
Figura 2: Zonas baseadas em frequência cardíaca

Zonas Potência:

Na figura 3. As zonas baseado em testes medidon a potêncoa gerada pelo atleta.

Zonas Potência Bike
Figura 3: Zonas baseado em Potência

Essas ZONAS serão, ou já foram, calculadas com base nas avaliações que já fizeram e podem indicar valores de referência tanto para a Potência, quanto para a FC. Além disso, cada modalidade terá sua tabela de zonas calculadas separadamente.

 Para ver suas ZONASbasta abrir o seu treino nas abas laterais (esquerdo) no coração (para os dados de FC) ou raio (para os dados de Potência) como mostrado na figura 1.

Voltar